Aos 22 DE FEVEREIRO DE 1874, depois de um fato extraordinário ocorrido com Ele no templo presbiteriano, que já freqüentava havia meses, desde 1873, à travessa da Barreira, antigo nº 11 e depois nº 15, o DOUTOR MIGUEL, convertido ao Senhor Jesus, abraçou o presbiterianismo, e tornou-se pregador e propagandista do Evangelho, e Presbítero naquela Igreja. < /span>

O dia 22 de fevereiro de 1874 foi o do seu segundo nascimento, e o princípio da parte mais grandiosa e imortal de sua vida neste globo terráqueo, e sobre a qual só muito de leve poderemos dizer algumas palavras.

A história da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo a seu tempo dirá tudo quanto não é possível ou permitido dizer agora sobre esse fato certamente um dos mais estupendos e maravilhosos de todos quantos têm surpreendido a humanidade.

Da sua conversão e do fato extraordinário ocorrido com Ele no citado templo, em virtude do qual operou-se a transformação de sua reconhecida, sincera e extraordinária incredulidade para a crença e a consagração do trabalho do Senhor, tratou perfuntóriamente o "Foreign Missionary" de julho de 1874, publicando uma carta do Rev. A. L. Blackford (Alexander Latimer Blackford), ministro presbiteriano e pregador naquele dia, datada do Rio de Janeiro a 24 de abril de 1874; e por ser fato tão notável, foi novamente impressa em 1876 na obra Centenary Memorial of the planting and growth of Presbyterianism in Western Pennsylvania and parts adjacent. Held in Pittsburg. December 7 -9- 1875. Appendixes to religious history: Appendix B : "God's Power upon the soul", (Poder de Deus sobre a alma).

Daquela data em diante, 22 de fevereiro de 1874, abriu mão de tudo e começou a pregar o Evangelho não só na antiga Corte como pelo interior do município neutro e das províncias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e fez várias traduções de obras religiosas que têm sido publicadas quase todas sem o seu nome.

Nunca mais exerceu emprego remunerado; consagrou-se em verdade à propagação do Evangelho, e rejeitou não só o convite para professor da Escola Politécnica, como outros empregos importantes que os seus amigos lhe ofereciam.

Preferiu ter uma vida de completas privações para si e seus filhos, e dissabores mundanos, a tudo quanto o mundo lhe ofereceu, tem oferecido e lhe poderá dar.

Em 1878 levantou-se contra Ele grande perseguição na Igreja Presbiteriana que lhe exigiu não se referisse mais em suas pregações ao grande e pasmoso fato de sua conversão, e que não continuasse a proclamar a existência de uma revelação divina atual, como tudo tinha feito até então.

Aos 11 DE SETEMBRO DE 1879, depois de um ano de discussão e forte pressão sobre Ele exercida, e de haver o presbitério, depois de previamente consultar, por meio da missão, aos Estados Unidos da América do Norte, segundo lhe disse o pastor James Houston, declarado que DEUS JÁ NÃO FALA AOS HOMENS; não querendo o DOUTOR MIGUEL ser infiel a Deus, retirou-se daquela seita, deixando escrito nos seus livros, dela, as seguintes, enérgicas e imortais palavras:

"TENHO FALADO DE DEUS DIANTE DE DEUS. SE DEUS VOS HOUVERA FALADO, HAVÍEIS DE SABER QUE EU TENHO DITO A VERDADE; MAS, COMO COM VERDADE DIZEIS QUE DEUS NUNCA VOS FALOU E QUE NÃO CREDES QUE JAMAIS VOS FALE A VÓS COMO ME TEM FALADO A MIM; EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO: VÓS HAVEIS DE ME JULGAR, MAS DIANTE DE DEUS NÃO PODEIS SER MEUS JUÍZES".

Deixou a seita e a congregação a que pertencia e fundou a IGREJA EVANGÉLICA BRASILEIRA, que aos 12 de setembro de 1879 foi reconhecida pelo Governo Imperial, sendo Ele o seu respectivo Pastor.

(extraído do Álbum de Portugueses e Brasileiros Eminentes)